Blog Free Classificados | Sac@freeclassificados.com | Whatsapp: 11995901930 

Jerome Powell está prolongando a agonia econômica

/
/
/
375 Views


Podemos todos concordar que o Banco Central dos EUA (Fed) tem um plano para combater a inflação descontrolada que tomou conta dos EUA? Eles têm. O presidente Jerome Powell praticamente admitiu isso. Depois de moderar seus comentários antes de aumentos anteriores das taxas de juros, permitindo espaço de manobra que impulsionou repiques dos mercados, Powell não deixou dúvidas na última quarta-feira. É necessário causar algum estrago na economia e pressionar o mercado de trabalho e os aumentos salariais para baixo para impedir o aumento da inflação. Se você acredita nessa lógica, ou acredita – como Elon Musk – que tais movimentos podem resultar em deflação – não importa.

Tudo o que importa é o que acreditam aqueles que decidem os aumentos das taxas de juros, e há muitas evidências de que eles não vão parar até que ela esteja acima de 4%. O aumento de 75 pontos base de quarta-feira apenas nos move nessa direção. Este é o terceiro ajuste dessa magnitude, e nos disseram que não será o último. Embora esses aumentos consecutivos tenham sido históricos, eles prolongam a dor econômica associada a eles. É hora do Fed ser brutalmente honesto sobre o estado atual da economia e para onde ela está indo.

Jerome Powell disse que pretende dar à economia um pouso suave. No entanto, ele também disse: “Nossa responsabilidade de fornecer estabilidade de preços é incondicional”.

Exceto que o pouso suave que ele gostaria de alcançar parece inspirado em um romance de ficção científica. É algo em que aqueles que acompanham a situação atentamente não acreditam. O ex-presidente do Fed de Nova York, William Dudley, admitiu isso, dizendo: “Eles vão tentar evitar a recessão. Eles vão tentar alcançar um pouso suave. O problema é que o espaço para fazer isso é praticamente inexistente neste momento.”

A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, uma das 12 que votaram a favor do aumento da taxa de juros, fez coro a Powell afirmando que o Fed precisará aumentar a taxa para mais de 4% e mantê-la lá. Apenas uma pergunta permanece, e não é onde a taxa de juros vai acabar. A pergunta é: por que o Fed insiste em prolongar a dor?

Não há dúvida de que um aumento de 150 pontos base da taxa de juros realmente abalaria o mercado. O mesmo acontece com um aumento de 75 pontos báse seguido da promessa de mais aumentos pela frente. Há uma vantagem em encarar tudo de uma vez. Uma vez feito, Powell poderia ter articulado e anunciado claramente um caminho a seguir. Ele poderia ter assegurado a Wall Street, cidadãos e parceiros comerciais em todo o mundo que o aumento de 150 pontos básicos é a bala de prata necessária para derrubar a inflação e que qualquer outro movimento seria de polegadas em vez de milhas. Em vez disso, Powell observou em sua entrevista coletiva na quarta-feira que serão necessários aumentos adicionais de 100 ou 125 pontos base até o final do ano.

Taxa efetiva de juros federais de 2010 a agosto de 2022. Fonte: Federal Reserve Bank (St. Louis)

Tal como acontece com a maioria das mudanças, uma comunicação clara e objetiva é o elemento chave para obter adesão. Neste momento, os traders se sentem traídos. No início, as previsões do Fed indicavam que uma alta de 75 pontos era histórica e improvável de ser replicada. Ainda assim, a inflação persiste. A longo prazo, uma abordagem honesta criaria mais agitação imediata, permitindo que a cura começasse muito mais rápido.

Um estudo da Brookings Institution, “Entendendo a inflação dos EUA durante a era do COVID”, chegou a uma conclusão nada surpreendente: o Fed “provavelmente precisará aumentar o desemprego muito acima de sua projeção de 4,1%, se quiser reduzir a inflação para sua meta de 2% até o final de 2024.”

para ser claro, deveríamos ter ido a 100 bps se o Fed quisesse mostrar que era sério

75 bps é para apaziguamento político porque JPow não quer soltar o martelo antes das eleições

e qualquer aumento menor teria sido uma farsa

— DCinvestor.eth ⌐◨-◨ (@iamDCinvestor)

O Fed manteve as taxas de juros em mínimas históricas por mais de uma década. Os Investidores, as empresas e a sociedade começaram a operar como se taxas próximas de zero fossem a norma. Compreensivelmente, esse rápido afastamento da norma abalou os mercados. E as implicações vão muito além dos mercados. As implicações que esses aumentos têm para a dívida nacional são ainda mais dolorosas.

No entanto, os aumentos estão chegando. Não há dúvida sobre isso. Continuar a farsa de que 75 pontos-base, e alguns aumentos adicionais semelhantes, é de alguma forma mais palatável é pura bobagem. Os mercados, assim como os investidores, merecem saber a verdade. Igualmente importante, a sociedade merece iniciar o caminho para a recuperação. Poderíamos ter começado esta manhã. Em vez disso, será nos próximos meses.

No que se refere às criptomoedas, o aumento da taxa de juros não deve afetar a tendência de correlação direta com os ativos tradicionais. Qualquer impacto no mercado afetará os ativos digitais tanto quanto os tradicionais. Para que surja outro mercado altista, será necessária uma reforma regulatória. Isso não vai acontecer até pelo menos o ano que vem. Quanto mais cedo o Fed atingir seu número mágico, mais rápido essa recuperação econômica começará. Dessa forma, a comunidade cripto deve favorecer um cronograma acelerado. Rasgue o band-aid e permita que a cura comece enquanto as diretrizes regulatórias são negociadas. Então, as criptomoedas estarão em uma posição em que poderão florescer novamente.

Richard Gardner é o CEO da Modulus, que desenvolve tecnologia para instituições que incluem NASA, Nasdaq, Goldman Sachs, Merrill Lynch, JP Morgan Chase, Bank of America, Barclays, Siemens, Shell, Microsoft, Cornell University e University of Chicago.

Este artigo é para fins informativos e não pretende ser e não deve ser considerado aconselhamento jurídico ou de investimento. Os pontos de vista, pensamentos e opiniões expressos aqui são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem ou representam necessariamente os pontos de vista e opiniões da Cointelegraph.

LEIA MAIS



Fonte de dados: Cointelegraph

Leave a Comment

Your email address will not be published.

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
Fale Conosco!